top of page
Buscar

Atividade da indústria gaúcha está estagnada

A atividade da indústria de transformação do Rio Grande do Sul se encontra estagnada. A informação consta na pesquisa do Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) de fevereiro, divulgada na terça-feira (8) pela Federação Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). O levantamento mostra a “volatilidade da atividade no setor nos últimos meses”. Após quedas que totalizaram 1,7% no acumulado entre dezembro de 2024 (-1,2%) e janeiro de 2025 (-0,5%), o IDI-RS cresceu 0,4% na comparação com o primeiro mês do ano. De acordo com a Fiergs, “o resultado compensou em parte as perdas anteriores, mas revela certa estagnação na atividade”. Ao mesmo tempo, ante fevereiro de 2024, o recuo chegou a 0,7%. No primeiro trimestre, a indústria gaúcha terminou com pessimismo.


Conforme a Unidade de Estudos Econômicos da Fiergs, “essa estagnação ocorre devido ao contexto econômico atual brasileiro – caracterizado por incerteza fiscal, taxa de juros elevada e inflação crescente –, assim como pelo aumento da incerteza no cenário internacional que provoca insegurança ao empresariado, especialmente depois da taxação anunciada pelo governo de Donald Trump a produtos de outros países”.


Em fevereiro, o resultado do IDI-RS ante janeiro refletiu os desempenhos positivos da indústria gaúcha. Esta performance, sobretudo, foi verificada nas horas trabalhadas na produção (1,4%), do emprego (0,5%), da massa salarial (1,1%) e das compras industriais (0,5%). Em sentido oposto, o faturamento real caiu 0,9% e a Utilização da Capacidade Instalada (UCI), 0,2 ponto percentual, atingindo 78,8%.


Fonte: Jornal Exclusivo



 
 
 

Comentarios


bottom of page