Agora que a água baixou e, aos poucos, famílias e negócios voltam a ocupar seus espaços, a sociedade precisa avançar no debate técnico e mais aprofundado sobre as causas da maior tragédia climática do Rio Grande do Sul e, mais importante, o que precisa ser feito para que o drama de maio não volte a se repetir. Definitivamente o tema, de agora em diante, não pode ser minimizado e muito menos esquecido.
No dia 8 de julho, a partir das 13h30, no auditório A do Prédio 14 do campus da Ulbra em Canoas, o Grupo Sinos vai reunir lideranças dos governos federal, estadual e municipais, técnicos do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Ufrgs, do Crea/RS, do CAU/RS, da Sociedade de Engenharia e do Comitesinos para tratar do assunto no seminário “Desafio da Região Metropolitana: O que fazer após a maior enchente da história do RS”.
Como veículo de comunicação comunitário, o Grupo Sinos entende que, mais do que noticiar, é seu dever promover o necessário debate para resolver as grandes demandas regionais.
O seminário será realizado na Ulbra, em Canoas, em reconhecimento à instituição que abrigou quase 8 mil pessoas e 3 mil animais no momento mais crítico da enchente. A escolha é também uma demonstração de solidariedade regional ao município mais atingido do Estado. Canoas teve 70 mil imóveis alagados e já contabiliza mais de 30 mortes.
O encontro terá dois momentos. A abertura contará com a participação do governador Eduardo Leite e do ministro extraordinário da Reconstrução, Paulo Pimenta. Após, prefeitos da Região Metropolitana e técnicos irão detalhar suas propostas para que tragédias como a de maio não mais se repitam.
Cada painelista também vai entregar previamente à organização do seminário um documento detalhando suas propostas. Este material formará o caderno do "Pacto contra enchentes na Região Metropolitana", que será assinado pelos participantes e entregue aos governos federal e estadual para ações futuras.
Data: 08/07 - Segunda-feira
Horário: a partir das 13h30
Local: Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas - (Av. Farroupilha, 8001, Bairro São José - Canoas) - Auditório A - prédio 14
Inscrições gratuitas, mediante doação de 1kg de alimento: https://bit.ly/45LPjaV
Comments