Nesta quinta-feira (27), o Centro de Inovação e Tecnologia de Novo Hamburgo recebeu o painel “Vendas Complexas - Usando a Experiência Para Inspirar Novos Caminhos”. Promovido pelo SinmaqSinos, o evento fez parte do Procompi, iniciativa da CNI e Sebrae, com apoio da FIERGS.
Na abertura, o presidente do SinmaqSinos, Marlos Schmidt, agradeceu às empresas que oportunizaram aos seus funcionários um curso sobre este tema, “quando os participantes trocaram experiências, ampliando os seus conhecimentos para atuarem em vendas”.
Na ocasião, a diretora executiva da Abrameq e SinmaqSinos, Cristiane Pinheiro, realizou a entrega dos certificados do curso aos participantes.
A partir do curso, foi definido o painel, mediado por Gustavo Stoffel, coordenador Comercial e de Relacionamento da Abrameq e SinmaqSinos, que teve como painelistas Marcelo Garcia, diretor da FCC; Valdir Hunning, diretor da Sebras Portas Rápidas, e Neori Paim, diretor da Master Equipamentos Industriais.
Em suas contribuições, Neori Paim destacou que a sua empresa, a Master sempre focou em inovação, desde os anos 70, tendo como estratégia adequar-se ao mercado e tendo a conexão de pessoas como instrumento para vencer desafios.
Cada vez mais, ressaltou Neori, é mais relevante conhecer as dificuldades de nossos clientes e ajudá-los a encontrar a solução para superar estes desafios. “Para isto, precisamos visitar o cliente, conhecer a sua empresa, dialogar com dirigentes e funcionários em geral das empresas”. Adicionou que a máquinas precisa ser econômica, técnica e humanamente aceitável para que sejam alcançados bons resultados.
Advertiu o dirigente da Master que “vendedor tem que avaliar com dedicação o que pode ser melhorado para que as empresas tenham resultados mais positivos. Somos consultores e muitas vezes o cliente não sabe o que quer ou o que precisa”. Neori ainda sublinhou que para os setores de calçados e couro o pós-venda é decisivo. “É de grande valor para ele que resolvamos o problema que eles encontraram em uma máquina”, ressaltou.
Marcelo Garcia enfatizou a importância de a empresa estar atenta às potencialidades que ela pode aproveitar, diversificando os mercados que atende. Observou que “podemos dizer que a FCC está hoje presente em qualquer lar de nosso país, tão diversificada se tornou a nossa empresa, através do olhar atento às oportunidades”.
Neste sentido, Marcelo sublinhou que o mundo está mudando muito rapidamente e quem não acompanha estas mudanças perde mercado. “O que não imaginávamos há poucos anos hoje é uma realidade imprescindível. Então, é indispensável estar muito atento e disposto para incorporar a nossas empresas tudo que surge de novo e de oportunidades”, destacou.
Neste quadro de mudanças, Marcelo exemplificou com a China, “que está mudando rapidamente, utilizando criatividade para atender rapidamente às alterações que o mercado apresenta”.
Outro aspecto ressaltado por Marcelo é a relevância de admirarmos o produto que estamos oferecendo, porque isto permite que se gere encantamentos no cliente.
Valdir Hunning relatou que a Sebras opera no desenvolvimento de soluções de isolamento em ambientes industriais, que são diferentes para cada situação, o que exige para nós uma capacidade de oferecer a cada cliente o caminho mais indicado para ele. “Mostrar aos nossos clientes o diferencial que entregamos na comparação com os concorrentes é uma ferramenta que utilizamos”, ressaltou.
“Precisamos entender bem a necessidade de cada cliente, para entregar a ele o que está buscando, o que exige de nós muito preparo porque o que resolve para uma empresa pode ser totalmente diferente do que funciona para outra empresa”, adverte Valdir.
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