A Sondagem Industrial, realizada pela FIERGS, revela os principais problemas enfrentados pela indústria gaúcha e as duas primeiras posições do ranking no terceiro trimestre ficaram inalteradas frente ao do segundo. A elevada carga tributária segue como o principal obstáculo, apontada por 34% dos empresários, percentual 2,1 pontos maior do que no trimestre anterior. A demanda interna insuficiente, 28,3% das respostas, manteve o segundo lugar, mas perdeu três pontos percentuais na comparação com o segundo trimestre.
Já a falta ou o alto custo do trabalhador qualificado ganhou muita relevância na passagem do segundo para o terceiro trimestre. Tornou-se o terceiro maior problema do setor, com 27% das assinalações, o maior percentual desde o primeiro trimestre de 2014. Era o quinto no trimestre anterior, com 17,8%.
No sentido inverso, no mesmo período, as dificuldades na logística de transporte perderam grande importância, deixando o terceiro lugar (28,8%) e ocupando somente o nono, com 15,1% das citações. Porém, o percentual ainda está bem acima da média histórica de 9,6%, mostrando que os impactos das enchentes de maio ainda não foram totalmente superados.
Comunicação da FIERGS
Comments