top of page

Inaugurado o Instituto Sesi de Formação de Professores

A FIERGS, por meio do Sesi-RS, inaugurou em Porto Alegre no dia 25 de maio (Dia da Indústria), o Instituto Sesi de Formação de Professores. A inauguração ocorreu um ano após a instituição anunciar, em maio de 2022, o investimento de R$ 300 milhões na educação gaúcha.


Localizado na Travessa Leonardo Truda, no Centro da Capital, o Instituto prevê a qualificação de gestores e educadores de escolas públicas e privadas, principalmente por meio de parcerias. A meta é preparar os docentes para desafios da prática em sala de aula, com respeito às culturas juvenis e emprego eficiente de recursos tecnológicos e pedagógicos, resultando em aprendizagens significativas.


“Educação de qualidade se faz com professores preparados para atender as demandas que o mundo atual exige dos alunos e futuros profissionais”, afirma o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry.


São três os pilares de atuação do Instituto: o Programa de Formação e Gestão Educacional, o Observatório da Educação e o FabLearn. A qualificação docente por meio do Programa de Formação e Gestão Educacional já conta com a adesão de 38 municípios. Desde o ano passado, foram 3.300 professores e 93 mil alunos impactados pelo projeto. No momento, nove formações estão em andamento, outras 10 estão agendadas e mais 37 municípios demonstraram interesse na iniciativa.


A proposta do Observatório é realizar pesquisas e análise de dados, produzindo estudos qualitativos que permitam construir soluções personalizadas para os desafios educacionais. A primeira pesquisa desenvolvida, em parceria do Sesi-RS com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), mapeia o grau de maturidade tecnológica dos professores quanto ao uso de recursos digitais e não digitais nas práticas pedagógicas.

Por enquanto, 50 municípios já aderiram à pesquisa e receberam acesso a uma plataforma disponibilizada pelo Sesi-RS. Os professores podem acessá-la por meio de link, respondendo às questões em cerca de 30 a 40 minutos. Depois, é enviado o resultado individual do grau de maturidade para cada professor, e o município obtém um diagnóstico geral entregue pelo Sesi-RS.


Comunicação FIERGS




Comments


bottom of page