top of page

Indústria foi importante para o PIB em 2024, afirma FIERGS

O crescimento de 3,4% no PIB brasileiro em 2024, anunciado pelo IBGE, foi impulsionado principalmente pelo setor de Serviços e pela Indústria, que subiram 3,7% e 3,3%, respectivamente. Embora tenha sido sólida, há sinais de que essa trajetória de expansão se tornará mais desafiadora, alerta o presidente da FIERGS, Claudio Bier. “O investimento cresceu, mas com um custo elevado devido aos juros altos e à volatilidade cambial. A taxa de investimento, de 17% do PIB, ainda é insuficiente para garantir um crescimento sustentado de longo prazo”, diz.


O economista-chefe da FIERGS, Giovani Baggio, reforça que a baixa taxa de poupança levanta dúvidas sobre a capacidade de financiamento interno do investimento. “Diante desse cenário, a economia deve desacelerar em 2025, com o crescimento projetado em torno 2%”, afirma. Baggio explica que o primeiro trimestre pode ser mais forte, impulsionado pela safra agrícola e pelo impacto de medidas pontuais, como novas liberações de recursos.


Embora a indústria nacional tenha registrado crescimento em 2024, impulsionada pela Construção (+4,3%) e pela Indústria de Transformação (+3,8%), o desempenho no Rio Grande do Sul deve ser diferente, conforme indicam os primeiros dados disponíveis. O resultado oficial do PIB estadual ainda não foi divulgado, mas indicadores já publicados sugerem que a Construção gaúcha teve desempenho positivo, porém abaixo do nacional. Já a Indústria de Transformação encerrou o ano próxima da estabilidade ou com um leve crescimento, salienta o economista-chefe da FIERGS.


Comunicação da FIERGS




Comments


bottom of page