top of page

Indústria gaúcha avança em ritmo acelerado

Um cenário com produção e emprego em alta, menor ociosidade, estoques baixos e otimismo com a demanda e com o emprego é apresentado na pesquisa Sondagem Industrial de outubro, divulgada nesta terça-feira (10), pela FIERGS. O levantamento também revela empresários mais dispostos a investir nos próximos meses. “Mesmo com crescimentos em sequência da produção, os estoques seguiram em queda e em patamares inferiores ao planejado pelas empresas pelo sexto mês consecutivo, o que é uma boa sinalização. Ainda temos muito a reconstruir em nosso estado, e o setor industrial desempenha um papel fundamental nesse processo”, diz o presidente da FIERGS, Claudio Bier. O índice de evolução deste indicador registrou 47,8 pontos, enquanto o índice em relação ao planejado foi de 47,7. Nesses casos, a variação é de zero e cem pontos, sendo que marcas abaixo de 50 significam retração em relação ao mês anterior e estoques abaixo do planejado.

O índice de produção industrial registrou 58,5 pontos em outubro, o que representa aumento na produção em relação a setembro, o quarto seguido e o mais disseminado deles.


A produção não crescia por quatro meses consecutivos desde 2022, entre maio e agosto. O ritmo da alta em outubro também foi mais acentuado do que o esperado para o mês, cuja média histórica é de 53,7 pontos.


Comunicação da FIERGS



留言


bottom of page