Indústria gaúcha manifesta otimismo para 2025
- sinmaqsinos
- 25 de mar.
- 1 min de leitura
Depois de o Rio Grande do Sul ter enfrentado um dos maiores desastres naturais da sua história no ano passado com as enchentes, o setor industrial tem perspectivas positivas para 2025. A expectativa é que, mesmo ainda encarando algumas diversidades, o ano seja de aportes e crescimento do segmento.
Dentro desse cenário, o presidente da Fiergs, Claudio Bier, admite que esperava que o Estado tivesse uma safra muito boa neste ano. “E não aconteceu isso”, lamenta o dirigente.
Mesmo assim, ele prevê um ano positivo para o Rio Grande do Sul em função de vultosos investimentos que estão encaminhados, como o da CMPC. A companhia pretende desenvolver em Barra do Ribeiro o projeto Natureza, que prevê aporte de R$ 24 bilhões na construção de uma fábrica com capacidade para 2,5 milhões de toneladas de celulose ao ano.
Porém, na esfera nacional, o presidente da Fiergs manifesta preocupação quanto às elevações das taxas de juros, que podem, segundo ele, ocasionar algum atraso em investimentos. Bier enfatiza que a indústria e o setor produtivo não aguentam mais essa situação. “O remédio, quando é muito forte, mata o paciente e é o que está acontecendo”, alerta o dirigente. Ele frisa que, em um primeiro momento, essa medida tinha como intenção segurar a inflação, porém agora a estratégia tem sido nociva.
Jornal do Comércio

Comentarios