Durante a Mostratec, maior feira de ciência e tecnologia que ocorre em Novo Hamburgo, o SinmaqSinos, em parceira com sindicatos industriais da região, realizou nesta quarta-feira um bate-papo com empresários para tratar sobre o desafio de inserção do jovem na indústria.
No início do evento, Ramon Hans , diretor da escola técnica Liberato, promotora da feira, convidou aos empresários para ao final do evento prestigiar os talentosos projetos expostos pelos alunos na Mostratec.
O tema da inserção do jovem na indústria foi abordado por representantes do Senai, IEL e Sesi, com a mediação de Cristine Schneider, integrante do Grupo de RH do SinmaqSinos, vice-presidente de Educação e Cultura da ACI Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha e assessora de comunicação da Master Equipamentos Industriais.
Rodrigo Ourives, Gerente de Operações de Educação e Tecnologia do Senai Novo Hamburgo falou sobre os diversos projetos desenvolvidos pelo Senai no ensino profissional. Destacou o Projeto "SENAI Lab Trilhas da Aprendizagem" que inclusive recebeu o Prêmio "Ser Educação", promovido pelo Grupo Sinos na categoria Escola Privada na Mostratec. O projeto oportuniza a alunos do ensino fundamental (até 9º ano) da rede pública de ensino, vivências do mundo do trabalho e das profissões, através de uma metodologia inovadora com viés empreendedor e temas relacionados a diversas áreas do conhecimento, mostrando a estes estudantes que a indústria é um caminho cheio de oportunidades.
Também falou sobre o Programa de “Preparação para Carreira do Aprendiz” que tem como objetivo propiciar e incentivar a integração de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para a inserção no mercado de trabalho dos alunos.
Fabiana Buchs e Thaise Soares, analistas do IEL/RS falaram sobre os formatos de estágios do IEL e programas de bolsas. Fabiana comentou sobre o Programa Inova talentos que é um sistema de bolsas com formação mais voltada a inovação. Destacou que o IEL apoia todo o processo de seleção e trabalha de acordo com a necessidade da empresa, identificando o perfil do estagiário que atenda a cultura da empresa, fazendo ainda todo o acompanhamento comportamental com o jovem.
A coordenadora do Observatório da Educação do SESI/RS Ecléia Conforto, também falou sobre os programas de educação do Sesi que tem como foco a reinvenção e busca por novas respostas para a Educação e o Mundo do Trabalho, através de ações com alunos do ensino médio e EJA.
Falou que o Brasil tem a quinta população mais idosa do mundo e que o Rio Grande do Sul tem a população mais idosa dentre os demais estados.
Comentou que o jovem desconhece a indústria atual e que este fato é uma oportunidade para as indústrias se mostrarem mais.
Disse ainda que os jovens são muito tecnológicos e que também se faz necessário trabalhar o conflito de gerações entre estes jovens e os profissionais mais experientes.
Senai, IEL e Sesi estão à disposição das indústrias para ouvirem os seus anseios e juntos encontrarem soluções que atendam as suas reais necessidades.
O presidente do SinmaqSinos, Marlos Schmidt, encerrou o evento com a mensagem de que “Nós empresários precisamos valorizar todas estas iniciativas desenvolvidas pelo Sistema S, que estão muito em sintonia com as demandas das indústrias, fazendo uma aproximação muito significativa com as empresas, percebendo e agindo no sentido de buscar estar ao lado das indústrias em seus desafios, o que vem sendo cada vez mais forte ao longo dos anos. Neste momento, com todos os investimentos, projetos e atividades que vêm sendo feitos na nossa região, em especial, é um destaque para nós como indústria ter um parceiro como o Sistema S ao nosso lado neste grande desafio que é a aproximação do jovem com a indústria”.
