Mercopar 2025 destaca tecnologia, inovação e negócios
- sinmaqsinos
- 15 de out.
- 2 min de leitura
Desta terça (14) até sexta-feira (17), Caxias do Sul se torna a capital da inovação industrial com a realização da maior feira do segmento na América Latina, a Mercopar. A 34ª edição do evento teve início na terça nos pavilhões do Parque de Feiras e Eventos Festa da Uva, com corredores repletos de visitantes desde as primeiras horas, e a cerimônia de abertura contou com a participação de autoridades e uma grande expectativa por parte dos organizadores, o Sebrae RS e o Sistema FIERGS.
Entre os participantes da abertura estavam o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, o presidente do Conselho Deliberativo Nacional da organização, José Zeferino Pedrozo, o vice-governador do estado, Gabriel Souza, e os representantes das instituições realizadoras: o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, e o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS, Luiz Carlos Bohn, que enviou uma mensagem em vídeo.
Em uníssono, os presentes reforçaram que a inovação é o vetor estratégico para o desenvolvimento industrial e social do país. Para eles, se a inovação é o caminho, os negócios são resultado de esforço e resiliência de todos que participam da realização da Feira. A Mercopar é um movimento dos segmentos metalmecânico, eletroeletrônico, automação industrial, movimentação e armazenagem de materiais, serviços, borrachas, plásticos, energia e meio ambiente. A 34ª edição ocupa os 38 mil metros quadrados dos quatro pavilhões do parque e conta com 521 empresas expositoras e 60 startups.
Claudio Bier lembrou que o evento já foi realizado em todos os tipos de cenários: em tempos de prosperidade, pandemia, crises climáticas, momentos de recuperação. “Em todos eles, a Mercopar manteve-se forte. Na indústria do Rio Grande do Sul, é essa força que nos permite liderar a transformação do setor com os olhos do amanhã”, enfatizou. “A indústria representa 27% do PIB do estado, e 95% das empresas são pequenas empresas. Aumentar a produtividade e a inovação é o caminho, e a feira é a vitrine dessa transformação”, afirmou.
O presidente do Sistema FIERGS salientou ainda que a feira é uma oportunidade para fazer conexões entre empresas, startups, universidades e instituições de fomento, ter ideias e conhecer as inovações que vão moldar o futuro da indústria. “Nesses quatro dias, nos conectaremos com empresas de todos os portes do setor, proporcionando negócios promissores, contatos e oportunidades. Das tecnologias da indústria inteligente até inteligência artificial, o que há de mais atual no cenário mundial da inovação está aqui na Mercopar”, finalizou.
Veja a materia completa: bit.ly/3W33tjU
Comunicação da FIERGS




Comentários