top of page

Produção volta a crescer e indústria ajusta estoques no RS

A Sondagem Industrial do RS, divulgada nesta quinta-feira (28) pela FIERGS, mostra em agosto a produção em crescimento novamente – o índice atingiu 52,4 pontos – e o retorno dos estoques aos níveis desejados pelas empresas, após quase dois anos de excesso. É um cenário relativamente positivo se comparado aos meses anteriores, apesar da retração no emprego.


Após quatro meses de quedas, a produção industrial gaúcha cresceu em relação a julho, e ficou acima da marca de 50 pontos que separa queda de alta. É apenas o segundo avanço em um ano e parte disso pode ser atribuído a dois dias úteis a mais. O emprego, porém, permanece em queda. O índice registrou 47,8 pontos no mês, ante os 44,8 de julho, mostrando que o emprego no setor, abaixo dos 50, caiu em agosto, mas com menor intensidade do que no mês anterior. A tendência de recuo é longa, pois o índice não supera essa marca desde setembro de 2022.


Além da alta da produção, outra boa notícia da Sondagem de agosto é a regularização dos estoques. O índice de evolução mensal nos 50 pontos mostra estabilidade dos níveis de estoques em relação a julho, enquanto o índice em relação ao planejado pelas empresas, nos 49,7 pontos, ficou muito próximo de 50, indicando estoques ajustados depois de 23 meses consecutivos de acúmulo.


Comunicação da FIERGS




Comments


bottom of page