top of page

Programa do SinmaqSinos promove exportações estratégicas para empresas do setor

Promover de forma estratégica as exportações de micro e pequenas empresas, por meio da entrega de inteligência de mercado e planejamento para a internacionalização é o objetivo do Programa de Internacionalização e Promoção à Exportação, do SinmaqSinos. A iniciativa é uma das contempladas no Programa de Apoio a Projetos Sindicais da FIERGS e do Sebrae-RS, lançado em 2022.


O projeto ajuda a identificar mercados e clientes, e entregar um plano completo de internacionalização para que as empresas possam expandir seus negócios e sua atuação de mercado, aumentando suas receitas de vendas com exportação.


Para o presidente do SinmaqSinos, Marlos Davi Schmidt, o projeto está proporcionando às empresas participantes uma visão clara da importância da exportação como uma estratégia de diversificação de mercado, eliminando a dependência dos ciclos econômicos de um único país. “Além disso, vem demonstrando a elas que, com estratégia e planejamento adequados, empresas de qualquer porte poderão ser competitivas no mercado internacional, utilizando a exportação como uma estratégia de crescimento para seus negócios. Estamos confiantes de que esse projeto está sendo uma verdadeira transformação para as empresas de pequeno porte, capacitando-as para alcançar um futuro de sucesso no cenário internacional”, projeta o dirigente.


O projeto beneficiou 12 empresas da região de abrangência do Sindicato, entre elas a Exclusive Equipamentos Industriais, fabricante de máquinas para calçados e equipamentos de transporte e movimentação, de Novo Hamburgo. “O programa é uma grande oportunidade e um apoio fundamental no acesso a informações e mercados, que, sozinhos, temos dificuldades para acessar. Apesar de já atuarmos no mercado externo, nossas exportações são pontuais e realizadas por meio de contatos com clientes que vêm ao Brasil para feira do nosso setor. O programa nos possibilita conhecer melhor os mercados, identificar o potencial e ir ao encontro de novos clientes, o que representa crescimento direto no faturamento e perspectivas para a empresa”, relata o diretor da empresa, Dieison Schmidt.


bottom of page