top of page

Projeto de novas escolas do Sesi-RS está em andamento

Além do Instituto Sesi de Formação de Professores lançado na última semana, o aporte de R$ 300 milhões anunciado em maio de 2022 pela FIERGS foi destinado à construção de seis escolas de Ensino Médio em tempo integral nos municípios de Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Lajeado e Santa Cruz do Sul, bem como à ampliação da estrutura já existente em Pelotas. Quando em funcionamento, as unidades deverão gerar 2,4 mil novas vagas para estudantes e 300 empregos diretos. Também foi anunciada a reformulação e a ampliação do contraturno tecnológico com ênfase em pensamento computacional.


Em Novo Hamburgo e Santa Cruz do Sul, permanece para 2026 o cronograma de início das aulas, e os estudos de viabilidade técnica e legal para escolha das áreas estão em fase final.


No caso do contraturno tecnológico, foram entregues seis Fablearns nas cidades de Sapiranga, Marau, Bento Gonçalves, São Leopoldo, Estrela e Sapucaia do Sul, além da inauguração do novo contraturno em Igrejinha. Mais oito cidades inauguram seus ambientes do no segundo semestre de 2023: Esteio, Guaíba, Panambi, Montenegro, Campo Bom, Erechim, Santa Rosa e Parobé.


As seis novas escolas, que se somam às cinco já existentes (Gravataí, Montenegro, Pelotas, Sapucaia do Sul e São Leopoldo), seguirão a proposta pedagógica que já tornou o Sesi-RS referência em educação, na qual o aprendizado se dá por meio da pesquisa e das tecnologias de inovação que estimulam a criatividade e a solução de problemas. As turmas são divididas em grupos para incentivar o trabalho colaborativo e os professores atuam como mentores, em apoio aos estudantes na busca de respostas para cada desafio.


Números da educação do Sesi-RS

O Sesi-RS conta hoje com mais de 13,6 mil alunos, matriculados em estruturas educacionais oferecidas em 32 municípios. As atividades envolvem Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Contraturno Tecnológico, Formação de Professores, Educação Infantil e Educação Continuada. Os serviços variam de acordo com a necessidade de cada município ou região.




Comments


bottom of page