top of page

SESI Conecta Saúde vai tratar sobre ESG

O crescimento sustentável das organizações passa pelo desenvolvimento de ações voltadas para a saúde das pessoas. Diante dessa perspectiva, o Serviço Social da Indústria do RS (Sesi-RS) tem promovido anualmente um dos maiores eventos sobre saúde integral no trabalho do Brasil.


E para fomentar reflexões sobre os tópicos mais atuais dessa temática, o Sesi Conecta Saúde 2023 vai abordar com profundidade as conexões entre as estratégias de ESG e Saúde nas empresas nos dias 9 e 10 de maio.


ESG E SAÚDE INTEGRAL NO TRABALHO

A sigla em inglês para “Environmental, Social and Governance” se refere a uma jornada de transformação para potencializar as práticas de sustentabilidade ambiental, sociais e de governança nas organizações.

Por isso, o ESG tem sido um importante fator de fortalecimento para o futuro da Saúde Integral no Trabalho, impactando na segurança, bem-estar e qualidade de vida dos trabalhadores e fazendo com que as empresas ganhem em desenvolvimento e em competitividade no mercado.


“Considerando o cenário mundial e brasileiro de aumento da expectativa de vida da população, aumento na prevalência de casos de doenças - como DCNT´s e transtornos mentais e comportamentais, entre outros, o Sesi-RS pauta cada vez mais a sua atuação por meio da Saúde Integral. Dessa forma queremos contribuir positivamente para o cuidado integral e para a longevidade saudável e produtiva, tanto dos trabalhadores - impactando na força produtiva das indústrias - quanto da comunidade, associada a maior qualidade de vida em geral”, destaca o superintendente do Sesi-RS Juliano Colombo.


SOBRE O SESI CONECTA SAÚDE

Neste ano, especialistas renomados apresentam as suas experiências, estudos e considerações sobre Segurança e Saúde no Trabalho, sobre Saúde Mental e Fatores Psicossociais e sobre Qualidade de Vida e Bem-estar, conduzindo o público a reflexões sobre o papel das empresas e dos trabalhadores nesses âmbitos.

Nos painéis serão abordados assuntos como presenteísmo, liderança, estilo de vida, diversidade, produtividade e, principalmente, como todos estão envolvidos com o ESG.


O evento acontece em formato híbrido, com transmissão ao vivo e participação presencial de convidados à experiência imersiva.


As inscrições são gratuitas e estão abertas ao público de todo o Brasil pelo site https://www.sesiconectasaude.com.br/


SOBRE OS PALESTRANTES:


Augusto Cury: Médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor. Tem mais de 80 livros publicados e é o psiquiatra mais lido do mundo, com obras traduzidas para mais de 70 países. É autor da Teoria de Inteligência Multifocal e fundador da Escola de Inteligência e da Academia de Gestão da Emoção.


Carla Tieppo: Doutora em Ciências pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Há 27 anos é professora e pesquisadora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, onde é idealizadora e coordenadora da Pós-Graduação em Neurociência e o Futuro Sustentado de Pessoas e Organizações e da Pós-Graduação em Neurociência Aplicada à Educação. Ministra aulas sobre o funcionamento do sistema nervoso e suas relações com a mente e o comportamento humano. É professora de Pós-Graduação Latu Sensu da PUC-RS, dos cursos Neurociência e Comportamento, Educação Transformadora, Moderna Educação e Gestão de Pessoas. Em 2019, lançou seu primeiro livro “Uma viagem pelo cérebro: a via rápida para entender Neurociência”.


Cátia Tokoro: Atua como membro independente em conselhos de administração, fiscal, consultivos e comitês. É também mentora de startups e scaleups e investidora-anjo. Possui certificação CCA+ pelo IBGC, onde é coordenadora do fórum de conselheiros do Chapter Zero Brazil e professora. Possui 25 anos de experiência como executiva e c-level de marketing e vendas B2B nas indústrias de telecom e TI. Liderou projetos de transformação digital como e-commerce, e-care, e-billing e também lançamento de novos produtos e serviços como soluções de cybersegurança, IoT, big data & analytics, soluções em cloud. É graduada em engenharia elétrica pela PUC-RJ, com MBA em administração pelo IBMEC, formações executivas na Harvard Business School, Singularity University, em governança no IBGC, GoNew, Risk University KPMG, Competent Boards e em mediação pelo Instituto Mediare.


Fernando Akio: Médico graduado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), pós-graduado em Medicina do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT). Gerente Médico da P&G e Coordenador do módulo de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalhador do Curso de Especialização em Medicina do Trabalho da USP.


Fernando Torelly: Formado em Ciências Econômicas, com especializações em Gestão de Recursos Humanos, Administração Hospitalar e Negócios de Saúde, e mestrado em Administração de Empresas, administra hospitais desde 1988. Atuou como Vice-Presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), CEO do Hospital Moinhos de Vento e Diretor Executivo do Hospital Sírio Libanês. Atualmente, ocupa o cargo de CEO – Superintendente Corporativo do Hcor-SP e também é idealizador e presidente da Associação Voluntários da Saúde, composta por profissionais da saúde que dedicam parte do seu tempo a apoiar, voluntariamente, a qualificação da gestão em saúde no país.


Grácia Fragalá: Formada em Serviço Social e MBA em Gestão de Pessoas e Negócios na Fundação Instituto de Administração (FIA). Executiva com mais de 20 anos de experiência como responsável pelo planejamento, gestão, controle e execução das atividades de Saúde Corporativa, Segurança no Trabalho, Saúde Ocupacional, Programas de Saúde e Bem-estar, Diversidade, Equidade & Inclusão e Responsabilidade Social. Especialista em SDG/ESG Strategy. Sócia na TPA Saúde; Sócia Fundadora na Easy Process EHS & Sustainability (SaaS em ESG); Vice-presidente do Conselho Superior Feminino da FIESP; Membro do Conselho Orientador da Rede Brasil do Pacto Global; Conselheira na Women in Lidership in Latin America Conselheira na Associação Brasileira de Qualidade de Vida Brasil Coutry Chair - G100, Trade Wing; Mentora de carreira no programa EBWL - Empower Black Women To Senior Leadership e no Programa ELAS NA INDÚSTRIA. Docente no MBA Gestão Estratégica da Promoção da Saúde e Bem-Estar, no Centro Universitário São Camilo.


JJ Camargo: Formado em medicina pela UFRGS, em 1970, onde obteve posteriormente o grau de Mestre e Doutor em Medicina, e fez pós-graduado em cirurgia torácica na Clínica Mayo, nos EUA. É Diretor de Cirurgia Torácica da Santa Casa de Porto Alegre e professor desta disciplina na UFCSPA. Foi pioneiro em transplante de pulmão na América Latina (1989) e fez o primeiro transplante de pulmão com doadores vivos fora dos EUA (1999). Recebeu a Medalha da Cidade de Porto Alegre, e os títulos de Homem do Ouro do RGS e de Grão Benemérito da Santa Casa. Escritor, professor e reconhecido palestrante, com mais de 1100 conferências proferidas em 22 países. É autor de sete livros da especialidade e sete livros de crônicas. É cronista semanal do Caderno Vida de Zero Hora, desde 2011.


Joel Jota: Ex-atleta de natação da seleção brasileira, foi campeão brasileiro 17 vezes e foi um dos melhores nadadores do mundo. Atualmente, é mentor, palestrante, best-seller, empresário e um dos maiores treinadores de alta performance do Brasil.


Lucas Medeiros: PhD em neurociências, vem unindo o estudo do cérebro, do comportamento humano, da psicoterapia e da medicina do estilo de vida na direção da saúde mental de pacientes e do desenvolvimento de pesquisa médica e divulgação científica. “Boas conversas podem curar corações partidos” como ele diz. É professor da UnirioO e da Pós-graduação do Einstein – onde ajudou e ajuda a formar centenas de médicos nos últimos 12 anos. Vem impactando positivamente a vida de muita gente por meio da prática médica, de suas aulas e da sua presença no mundo digital. É uma liderança no movimento que vem causando uma revolução na forma como se compreende a saúde no nosso tempo: a lifestyle medicine (medicina do estilo de vida).


Reinaldo Bulgarelli: É fundador e sócio-diretor da Txai Consultoria e Educação (2001). É educador, professor, consultor, conferencista, escritor e conselheiro. Atua na área social desde 1978, sobretudo com direitos humanos e desenvolvimento, responsabilidade social empresarial, diversidade, equidade e inclusão. É autor do livro “Diversos Somos Todos” sobre valorização, promoção e gestão da diversidade nas organizações. É Secretário Executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, membro da Diretoria Executiva da associação Brasileira de Recursos Humanos, membro do conselho consultivo de variadas organizações, entre as quais a Anamt - Associação Nacional de Medicina do Trabalho, ABRAPS (Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável), Games (grupo de discussão sobre diversidade e a questão LGBTI+), CRC SP - Conselho Regional de Contabilidade de SP / GT Diversidade e Inclusão, Plan Internnational, Instituto Alpargatas, Instituto +Diversidade, Associação BemViver e Camp Mangueira.


Soraia Schutel: Doutora em Administração. Co-fundadora e CEO da Sonata Brasil. Empreendedora, consultora de empresas, coach executiva e de carreira, palestrante internacional, tem experiência como docente em cursos de gestão e MBA há mais de 15 anos. Especialista em educação transformadora nas empresas.


A apresentação e mediação do evento será feita por Laura Medina, jornalista e especialista em bem-estar.



Comments


bottom of page