O Índice de Confiança do Empresário Industrial gaúcho (ICEI-RS) cresceu 3 pontos em setembro passando para 52,0 pontos e superando a marca de 50 pela primeira vez desde abril deste ano. O resultado, apresentado pela FIERGS, demostra que a indústria voltou a ter confiança. “A volta da confiança dos empresários gaúchos foi influenciada pela recuperação rápida e surpreendente da atividade industrial no RS após as enchentes de maio e pelo aquecimento da economia. Porém, a confiança ainda é muito baixa. Além dos efeitos perenes da calamidade climática, agravados pela demora na chegada dos recursos e pela insuficiência das medidas tomadas, ainda há pessimismo com relação ao futuro da economia brasileira devido à continuidade das incertezas decorrentes das questões fiscais do país e à perspectiva de aumento das taxas de juros”, destaca o presidente da FIERGS, Claudio Bier.
Para os próximos seis meses, os empresários gaúchos estão mais otimistas em setembro. O Índice de Expectativas cresceu, pelo segundo mês consecutivo, para 54,1 pontos, 2,5 a mais do que agosto. Porém, segue a discrepância entre os resultados dos subcomponentes.
Enquanto o Índice de Expectativas das Empresas, que cresceu de 54,7 para 57,8 pontos no período, revela um aumento do otimismo com relação ao futuro das empresas, o Índice de Expectativas da Economia Brasileira, aos 46,6 pontos em setembro, apesar da alta de 1,3 ante agosto, ainda revela pessimismo. Entre agosto e setembro, a diferença entre os percentuais de pessimistas (de 27,0% para 26,3%) e otimistas (de 12,5% para 14,1%) com a economia brasileira recuou de 14,5 p.p. para 12,2 p.p.. As expectativas para a economia gaúcha são um pouco menos pessimistas, o índice foi de 48,3 pontos.
Comunicação da FIERGS
Commentaires