top of page

Valorização dos jovens na Master Equipamentos

Um dos principais objetivos do Grupo de RH do SinmaqSinos em 2023 é realizar visitas técnicas às empresas participantes, com o intuito de adquirir conhecimentos práticos e experiências diretas, bem como compreender a dinâmica e organização das empresas, buscando aprimorar as práticas internas em suas fábricas.


Nesse sentido, no dia 14 de junho, ocorreu uma visita às instalações da Master Equipamentos Industriais, localizada no bairro Rondônia, em Novo Hamburgo.


A visita teve início com um café da manhã junto aos funcionários da empresa. Essa é uma prática mensal adotada pela Master, que proporciona um momento de confraternização com os aniversariantes do mês, além de permitir que os dirigentes atualizem os colaboradores sobre as atividades e novidades da empresa. Neste mês, uma das novidades foi a contratação de três jovens estudantes do ensino médio da Escola Antônio Augusto Borges de Medeiros, vizinha à empresa. Esses jovens estudam pela manhã na escola, fazem estágio na Master durante a tarde e participam do Curso de Ajustador Mecânico promovido pelo Senai e SinmaqSinos no período noturno, através do Programa Qualifica Indústria.


Cristine Schneider da Rocha, assessora de comunicação da empresa, destacou a importância de os funcionários acolherem esses jovens, terem paciência com eles e compartilharem suas experiências, o que certamente será valioso para o desenvolvimento profissional dos jovens. Neori Paim, diretor da Master, enfatizou que " Conhecimento se compartilha, não se guarda". Ele também destacou que, nesse momento delicado enfrentado pelas indústrias de transformação, a Master precisa contar ainda mais com o engajamento de todos, pois a agilidade será fundamental para atender às demandas dos clientes.


Em seguida, o Grupo de RH se reuniu com os dirigentes da empresa para conhecer as práticas internas e trocar experiências. André da Rocha, diretor da Master, afirmou que um dos desafios da área de recursos humanos nos próximos anos será a qualificação de seus profissionais, sendo preciso ajustar os seus times, valorizando mais os jovens. As empresas precisam desenvolver essa capacidade de adaptação. Ele ainda ressaltou que a troca de ideias é fundamental para tornar o setor industrial mais competitivo e próspero.


Cristine mencionou que uma das ações a serem desenvolvidas pelas empresas para se aproximar de jovens talentos é estabelecer parcerias com as escolas do seu bairro. A Master tem feito isso em colaboração com a Escola de Ensino Médio Antônio Augusto Borges de Medeiros do bairro Rondônia. No mês de maio, a empresa realizou um processo de seleção com alunos da escola, selecionando três deles para participar gratuitamente do curso de ajustador mecânico do Senai e, consequentemente, realizar um estágio na fábrica. A empresa designou um padrinho para cada um desses alunos, oferecendo todo o suporte necessário para o desenvolvimento deles. Além disso, para fortalecer ainda mais o aprendizado adquirido no curso, a empresa destinou uma hora semanal do seu engenheiro para esclarecer as dúvidas dos jovens, especialmente em relação ao conteúdo de desenho técnico e metrologia.


Kezia Maria Correa Dias, vice-diretora e orientadora educacional da Escola de Ensino Médio Antônio Augusto Borges de Medeiros, foi uma das convidadas da visita. Ela afirmou que os jovens são muito curiosos e desejam ser acolhidos pelas fábricas. Eles são interessados, tanto que essa experiência com a Master tem sido muito satisfatória, pois todos os alunos que participaram do processo seletivo estavam ansiosos para serem contemplados. Os três alunos selecionados pela Master estão compartilhando regularmente suas experiências com os colegas, que também aguardam ansiosamente por oportunidades em outras experiências. O ensino médio aborda a disciplina do mundo do trabalho com abordagem no desenvolvimento de carreira, portanto, essa é uma excelente oportunidade para as empresas seguirem ao exemplo da Master.


Posteriormente, Cristine apresentou diversas outras atividades desenvolvidas internamente pela empresa e encerrou a visita conduzindo um tour pela fábrica com os participantes do Grupo de RH.


Cristiane Stoffel Pinheiro, diretora-executiva do SinmaqSinos, parabeniza a Master pelo fantástico trabalho que tem desenvolvido, ressaltando que “atitudes como essas precisam ser implementadas em nossas indústrias de máquinas. Internamente, discutimos muito sobre a dificuldade de inserção dos jovens nas indústrias, e esse case da Master demonstra que há caminhos a serem percorridos, os quais também dependem de nossas empresas. É preciso abrir as portas das fábricas para os jovens, mostrar como a nossa indústria está atualmente e apresentar as possibilidades de carreira profissional dentro delas. Nós do SinmaqSinos estamos à disposição das indústrias para auxiliar neste processo”.



Comments


bottom of page