top of page
Buscar

Abertura da Mostratec celebra 40 anos de inovação e educação

A solenidade de abertura da 40ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec-Liberato) aconteceu na noite desta terça-feira, 28 de outubro, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. O evento marcou o início de uma edição histórica da feira, que celebra quatro décadas de incentivo à pesquisa científica, à inovação e à formação de jovens talentos. A feira, que é considerada a maior no segmento em toda a América Latina, será realizada até o dia 30 de outubro, das 13h às 21h, com visitação aberta ao público.


Solenidade de abertura celebra os 40 anos da Mostratec e reforça compromisso com a educação e a inovação.


Realizada anualmente pela Fundação Liberato, a Mostratec reúne projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Em 2025, o evento conta com 774 projetos apresentados por estudantes do Brasil e de 14 países – Argentina, Chile, China, Dinamarca, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Suíça, Taiwan, Turquia e Ucrânia –, além da presença de representantes de 21 Estados brasileiros e do Distrito Federal.

 

Durante a cerimônia de abertura, o diretor-executivo da Fundação Liberato, professor José de Souza, destacou a importância da Mostratec como símbolo de perseverança, inovação e compromisso com a educação. “A Mostratec celebra 40 anos de ideias, descobertas e aprendizados que formaram gerações de jovens pesquisadores, transformando experiências em carreiras de sucesso. Tudo começou com uma pequena feira em uma instituição nova e desconhecida, que precisava se destacar. A partir de 1985, a Mostratec ganhou o formato que conhecemos hoje, enfrentando desafios e consolidando-se internacionalmente”, afirmou.

 

O diretor enfatizou o papel essencial dos professores orientadores, reconhecendo o trabalho desses profissionais “muitas vezes invisíveis, mas fundamentais” no processo de formação científica dos alunos. “Vale a pena investir na ciência e na educação. A continuidade e fortalecimento desta feira depende de políticas públicas, parcerias e da coragem de quem acredita nesse caminho”, ressaltou.

 

José de Souza também anunciou a realização de um concurso público para a Fundação Liberato para o próximo ano e comemorou a perspectiva de contratação de 34 novos profissionais a partir de 2026. Encerrando sua fala, reafirmou que a Mostratec inspira, cria e transforma o futuro.

 

A ex-aluna Marlynn Pizatto, técnica em Eletrotécnica e participante da Mostratec 2023, compartilhou com o público a sua trajetória inspiradora. “A Mostratec me abriu portas para o mundo e novas realidades. Meu projeto sobre painéis solares em navios me levou à Marinha do Brasil, a uma viagem à Ilha da Trindade e a uma feira em Londres. Essa experiência marcou minha vida. Torço para que outros jovens tenham as mesmas oportunidades”, contou.

 

Representando o Conselho Deliberativo do Sebrae, o diretor da Fapergs, Odir Delagostin, destacou a parceria histórica entre as instituições e o papel transformador da feira. “Desde 1980, a Mostratec vem revelando o talento e o potencial de jovens que transformam ideias em realidade. Cada projeto é uma semente de futuro. Investir em educação é investir em novos tempos e descobertas que geram impactos reais na sociedade.”

 

O coordenador-geral de Tecnologia Social e Economia Solidária no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Dayvid Souza salientou o pioneirismo da Fundação Liberato na promoção das feiras científicas. “A Liberato foi uma das primeiras instituições a adotar o modelo de feiras no país. A Mostratec impulsiona jovens cientistas e fortalece o pensamento crítico, popularizando a ciência e combatendo a desinformação.”

 

O prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck, expressou o orgulho do município em sediar a feira e destacou a importância do investimento em educação e tecnologia. “A Fenac é o espaço ideal para acolher a grandiosidade da Mostratec. Nosso município acredita na ciência e na inovação como bases para um futuro melhor. Sempre seremos parceiros da Fundação Liberato e de todos que incentivam nossos jovens a pensar fora da caixa.”


Acesse a matéria completa aqui  


Câmara Municipal de Novo Hamburgo


Foto: Daniele Souza/CMNH
Foto: Daniele Souza/CMNH

 
 
 

Comentários


bottom of page