Claudio Bier leva à Lula demandas sobre tarifa dos EUA
- sinmaqsinos
- há 4 horas
- 1 min de leitura
Uma comitiva liderada pelo presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, reforçou nesta segunda-feira (28), em Brasília, as demandas da indústria gaúcha com relação ao aumento de tarifas anunciadas pelo governo dos EUA a produtos brasileiros. O grupo teve agendas no Palácio do Planalto e na Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi dirigida uma carta ressaltando os principais pontos defendidos pelo Sistema FIERGS desde o início do impasse tarifário: a priorização da via diplomática e da negociação, a não adoção de retaliações, a manutenção da tarifa atual e a tentativa de prorrogação do prazo de entrada em vigor da medida por pelo menos 90 dias.
O documento, entregue à assessoria da Presidência, aponta, ainda, a necessidade de antecipação de medidas internas de apoio, como compensações tributárias, flexibilizações trabalhistas para manter empregos, acesso facilitado ao crédito e capital de giro para as indústrias afetadas e abertura de novos mercados.
Medidas compensatórias às indústrias também foi o tema da carta entregue pessoalmente por Bier ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, após solenidade no Palácio do Planalto. O pedido trata especificamente da prorrogação, por um ano, do prazo que as empresas têm para exportar bens beneficiados por regimes fiscais especiais, como Drawback, Recof e Recof-Sped.
Confira a matéria completa e as cartas na íntegra no link: bit.ly/4o8CPmf
Comunicação da FIERGS
