top of page
Buscar

Com 124 alunos, Senai-RS fará mil pares na Fimec

  • há 4 horas
  • 2 min de leitura

O Sistema FIERGS participará da 49ª Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec), que ocorre de terça (3) a quinta-feira (5), na Fenac, em Novo Hamburgo. Proporcionando formação prática a futuros profissionais do setor, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) mobiliza uma equipe de 124 alunos das unidades de Novo Hamburgo e Igrejinha, além de instrutores, para produzir mil pares de calçados na Fábrica Conceito – local que mostra aos visitantes todo o processo de produção de uma fábrica do setor calçadista em tempo real.


Do total produzido, 600 pares, de modelo unissex, serão destinados à prefeitura de Novo Hamburgo, que distribuirá aos alunos da rede pública do município. Os outros 400 pares correspondem a botas femininas, idealizadas pelos instrutores do Senai, sendo 200 em couro preto e 200 em couro marrom. A iniciativa conta com o apoio da unidade Senai de Estância Velha, responsável por viabilizar o couro que será utilizado na confecção. Após a feira, as botas serão entregues à coordenação da Fimec, que fará a distribuição.


Antes da feira, os alunos participaram do desenvolvimento da embalagem das botas. O projeto envolveu 34 turmas das unidades de Estância Velha e Novo Hamburgo, reunindo cerca de 900 estudantes, cada um responsável pela criação de uma proposta de embalagem. As ideias foram desenvolvidas em sala de aula, com a elaboração dos desenhos e posterior prototipagem. Os modelos passaram por um processo de seleção que contou com a participação de empresários da região, representantes da Fimec, da Fenac e do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC).


Entre as propostas avaliadas, a embalagem feita por Sophia Dietrich, 16 anos, aluna da aprendizagem industrial básica no curso de Confeccionador de Calçados, foi a escolhida para estar na feira. “No início da criação, queria que cada elemento mostrasse o quanto o Senai é importante para mim. Quando soube que minha embalagem tinha sido escolhida, fui correndo contar para minha mãe. Esse projeto é um passo importante, porque explorou muito a minha criatividade e pode abrir um novo caminho para a minha carreira”, relatou. Segundo Sophia, “o maior desafio foi o tempo e o bloqueio criativo, além do nervosismo de fazer algo que ilustrasse de forma legítima tudo que o Senai representa”. Já em produção, o modelo escolhido será utilizado para embalar as botas feitas na feira. A fabricação ficará a cargo da BoxPrint, parceira do projeto e responsável pelas caixas da Fábrica Conceito.


Para o gerente de operações do Senai Novo Hamburgo, Alexandre Costa, o projeto da embalagem mostra que diferentes competências podem ser exploradas de diversas formas, permitindo que os alunos participem ativamente da preparação para a Fimec. “Na Fábrica Conceito, ano após ano, tanto alunos quanto instrutores são desafiados a encontrar novos métodos e processos construtivos. Além disso, os alunos ampliam suas vivências, saindo dos ambientes simulados em sala de aula para uma experiência próxima da realidade do setor produtivo”, destaca.


Comunicação FIERGS


 
 
 

Comentários


bottom of page