top of page
Buscar

Confiança da indústria gaúcha aumenta em novembro

O Índice de Confiança do Empresário Industrial gaúcho (Icei-RS), elaborado pela FIERGS, registrou o segundo aumento consecutivo, subindo 1,1 ponto entre outubro e novembro. O indicador ficou em 45,4 pontos – ainda assim, abaixo da linha de 50 pontos, que separa confiança de falta de confiança.


“Há uma melhora na confiança do industrial, mas o pessimismo ainda predomina e já se prolonga por quase um ano. Para reverter esse quadro, é fundamental que a economia doméstica dê sinais mais robustos de reação, especialmente com redução na taxa de juros, e que o ambiente externo avance, principalmente nas negociações para reduzir as tarifas impostas pelos Estados Unidos”, afirma o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier.


A alta do Icei-RS foi puxada pelos dois componentes do indicador: o Índice de Condições Atuais e o Índice de Expectativas. O primeiro avançou para 41,9 pontos em novembro, um acréscimo de 1,5 ponto sobre outubro. É o maior nível desde junho (43,2 pontos), embora ainda indique deterioração das condições de negócios. Entre os subcomponentes, o Índice de Condições da Economia Brasileira teve o maior avanço no mês, passando de 34,7 para 36,6 pontos, mas segue como o item de pior avaliação. Em novembro, quase metade (48,6%) dos empresários ainda percebia piora nas condições gerais da economia.


Comunicação da FIERGS


 
 
 

Comentários


bottom of page