Confiança do empresário industrial tem pior janeiro em 10 anos
- sinmaqsinos
- há 7 horas
- 1 min de leitura
O Índice de Confiança do Empresário Industrial subiu 0,5 ponto em janeiro de 2026, chegando aos 48,5 pontos. A ligeira alta, porém, não impediu que o indicador registrasse o pior resultado para o mês em 10 anos, revela a CNI nesta quarta-feira (21). Em janeiro de 2016, durante a recessão econômica, o ICEI marcou 36,6 pontos.
Vale destacar que o ICEI vai de 0 a 100 pontos e que valores abaixo de 50 pontos indicam falta de confiança dos empresários industriais.
Segundo Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, os juros altos são a principal causa dessa falta de confiança. “A confiança do empresário vem baixa desde o início do ano passado, respondendo à elevação da taxa Selic, que aconteceu a partir do fim de 2024. À medida em que a taxa de juros aumentou e os efeitos foram mais sentidos na atividade econômica, a falta de confiança se consolidou”, explica.
Portal da Indústria




Comentários