Custo da energia é ponto que impacta a indústria
- sinmaqsinos
 - há 55 minutos
 - 1 min de leitura
 
O diretor de Relações Institucionais da CNI, Roberto Muniz, alertou que os impostos e encargos que pesam sobre o setor elétrico e encarem a conta de luz tornam a indústria brasileira menos competitiva. “Dos temas que tratamos de infraestrutura na CNI esse (custo da energia) é o que tem o impacto mais direto na planilha da indústria”, destacou Muniz, na abertura do Workshop O custo da energia elétrica no Brasil, promovido pela CNI.
“O que está em jogo é a hegemonia industrial. O atual modelo do setor elétrico tem apresentado claros sinais de esgotamento e o custo da energia tem crescido, sistematicamente, acima da inflação”, pontuou Muniz. Ele destacou que, em média, mais de 45% do valor da conta de luz é composto por encargos e tributos.
Segundo o diretor, esse modelo representa uma forma de política pública que transfere recursos dos consumidores de energia para custear atividades que podem ser benéficas para o próprio setor ou que favorecem a universalização do acesso a esse serviço. No entanto, ele observou que grande parte dos subsídios não se justifica do ponto de vista do consumidor, gerando distorções nos preços sem qualquer benefício ao sistema elétrico.
Portal da Indústria
