top of page
Buscar

Desempenho da indústria gaúcha tem queda em outubro

O Índice de Desempenho Industrial do Rio Grande do Sul (IDI-RS) registrou em outubro a quinta queda consecutiva, com recuo de 1,8% em relação a setembro. Entre os componentes do indicador, as compras industriais apresentaram a maior retração (-6,9%), o que indica expectativa de redução da produção, seja por demanda mais fraca ou por estoques elevados.


“A queda da atividade industrial em outubro reflete um ambiente claramente desfavorável, marcado por juros altos, incertezas fiscais e o impacto das tarifas americanas. Sem mudanças nesse panorama, a reversão da trajetória negativa da indústria gaúcha não ocorrerá no curto prazo. A FIERGS seguirá cobrando condições mais favoráveis para que o setor volte a crescer”, afirma o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier.

Outros componentes também tiveram desempenho negativo: faturamento real (-2,6%), emprego (-0,4%) e massa salarial real (-0,2%). Já a utilização da capacidade instalada teve um leve avanço de 0,2 ponto percentual, passando de 78,3% para 78,5%. As horas trabalhadas na produção permaneceram estagnadas.


Comunicação da FIERGS


ree

 
 
 
bottom of page