Diploma SENAI pode gerar salários até 10% maiores na indústria
- sinmaqsinos
- há 18 horas
- 1 min de leitura
Um estudo do SENAI, conduzido pelo Observatório Nacional da Indústria, aponta que os concluintes da instituição recebem, em média, salários 10,2% superiores aos de outros profissionais que exercem a mesma função na indústria. Quando a comparação é feita sem distinção de setor, o diferencial salarial é de 8,2%, em média, e para trabalhadores admitidos há menos de 12 meses, o índice chega a 6,3%. No ensino superior, a vantagem salarial é ainda mais expressiva: quem se formou no SENAI recebe 17,3% a mais do que profissionais formados em outras instituições.
“Isso confirma que a educação profissional de qualidade, como a ofertada pelo SENAI há 84 anos, amplia as chances de entrar no mercado de trabalho e de avançar na carreira profissional, sobretudo na indústria, onde são exigidas competências técnicas atualizadas”, afirma o diretor geral do SENAI, Gustavo Leal.
A análise utiliza dados do SENAI combinados às informações do mercado formal de trabalho do Registro Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS/MTE) e aplica modelos econométricos que controlam características demográficas e do vínculo laboral. Os resultados mostram que a diferença salarial é especialmente relevante na indústria, setor diretamente alinhado às áreas de formação profissional promovidas pelo SENAI.
Portal da Indústria




Comentários