Em reunião no Palácio Piratini com o governador Eduardo Leite e com o ministro de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, entidades empresariais, entre elas a FIERGS, reforçaram demandas importantes para dar andamento ao trabalho de reconstrução do setor produtivo e do Estado, abalados pelas enchentes de maio. O presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, e o presidente eleito para a gestão 2024/2027, Claudio Affonso Amoretti Bier, participaram do encontro, que ocorreu na tarde desta quarta-feira e contou ainda com representantes da Agas, Farsul, Federasul, Senar e Sistema Fecomércio-RS, além de secretários estaduais. As entidades empresariais reforçaram mais uma vez a necessidade de medidas trabalhistas urgentes que garantam a preservação de empregos e ajudem as empresas a se manter.
Foram discutidas, principalmente, a necessidade de ajustes na iniciativa do Governo Federal de manutenção do emprego e da renda – o Programa Emergencial de Apoio Financeiro para trabalhadores – e na operacionalização de linhas de crédito para empresas atingidas. As entidades reivindicam a ampliação do prazo para acesso ao Apoio Financeiro e a flexibilização tanto das regras para esse apoio quanto das normas para obtenção de financiamentos pelos empreendimentos afetados.
O governador Leite fez coro aos empresários presentes, destacando que o programa de manutenção de emprego e renda não está se revelando suficiente para abarcar as necessidades do Estado, pois impõe uma série de regras que estão limitando o seu acesso.
O ministro Pimenta demonstrou disposição de buscar soluções e propostas para os problemas apresentados. O grupo vai se reunir novamente até o final da próxima semana para atualizar os encaminhamentos.
Comunicação da FIERGS
Comments