Exportações da indústria de transformação sobem 3,4% no RS
- sinmaqsinos
- 20 de ago.
- 1 min de leitura
A indústria de transformação do Rio Grande do Sul registrou um aumento de 3,4% em suas exportações, em julho, frente ao mesmo mês de 2024. Foram comercializados US$ 1,5 bilhão, crescimento sustentado especialmente pela alta de 4,1% nos preços, já que a quantidade média exportada caiu 0,6%.
Mas no mês passado, último antes da entrada em vigor das novas taxas impostas pelo governo dos Estados Unidos, as exportações da indústria de transformação do Rio Grande do Sul para o país (US$ 194,3 milhões) apresentaram crescimento de 17,2% na receita, se comparado ao mesmo mês de 2024. Os EUA foram o principal destino das vendas externas gaúchas. O principal motor desse desempenho foi o segmento de Máquinas e materiais elétricos, que teve aumento expressivo de 255,9%. Celulose e papel (70,1%), Madeira (40,4%) e Alimentos (40,3%) também mostraram bom desempenho. Por outro lado, o crescimento geral foi atenuado por retrações pontuais. Os segmentos de Produtos de metal e Veículos automotores apresentaram quedas de 20,8% e 20,1%, respectivamente.
“Segmentos altamente atingidos pela elevação das tarifas norte-americanas procuraram antecipar seus embarques para reduzir o impacto da medida em seus produtos”, destacou o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier.
Comunicação da FIERGS




Comentários