top of page
Buscar

Falta de mão de obra entrava renovação das indústrias

A falta de mão de obra e a dificuldade em obter investimentos são os principais entraves para indústria nacional inovar, ao lado de outros obstáculos, como juros alto para acesso ao crédito e a baixa produtividade ante China e Estados Unidos. É o que apontaram os representantes dos setores de máquinas, químicas, alimentos e autopeças em evento organizado pelo MetaIndústria.


A gerente divisional de tecnologia da Abimaq, Anita Dedding, afirmou que há uma dificuldade das suas 9 mil empresas associadas em encontrar mão de obra que queira trabalhar em fábrica. Para atrair esse público, a indústria “precisa mostrar a sua cara” e mostrar que há potencial e uso de tecnologia pesada na indústria nacional.


Por outro lado, a executiva reforçou que o segmento como um todo tem dificuldade em definir o conceito de inovação: “Quando eles trazem, por exemplo, um projeto de inovação para nós, precisamos fazer uma imersão na empresa, descobrir uma cesta de projetos dentro dela para que a gente possa efetivamente identificar algum de impacto. E quando a gente transborda o nosso ambiente para empresa, temos os riscos, ao mesmo tempo em que somos cobrados para escalar”, explicou, lembrando que cada indústria tem um grau diferente de inovação.


Outro entrave que vê é o baixo investimento, uma vez que a indústria aporta apenas 1,1% do seu faturamento bruto em inovação. Uma pesquisa interna com seus associados revelou que 50% têm um parque defasado com mais de 15 anos de idade.


Mobile Time

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page