FIERGS aplaude decisão mas pede cautela
- há 3 horas
- 1 min de leitura
A decisão da Suprema Corte norte-americana de derrubar as tarifas de importação impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve reflexo positivo na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). Nos seis meses de imposição das tarifas, as exportações do Rio Grande do Sul para os EUA somaram US$ 583,6 milhões. O valor é US$ 347,7 milhões inferior ao registrado nos seis meses equivalentes de 2025, o que corresponde a uma queda de 37,3%.
”A decisão da Suprema Corte é um sinal relevante para o reequilíbrio das relações comerciais e pode abrir novas perspectivas para a indústria exportadora gaúcha, embora seja prudente aguardar os desdobramentos e a definição das próximas medidas. Desde a aplicação dessas tarifas, a indústria gaúcha tem sido uma das mais afetadas e continua amargando perdas significativas em sua competitividade e no acesso ao mercado dos EUA ", explicou o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier.
A FIERGS acompanha este assunto permanentemente, desde o primeiro dia.
Na última semana foram enviadas cartas ao vice-presidente Geraldo Alckmin e ao presidente da CNI, Ricardo Alban, solicitando que as negociações bilaterais fossem retomadas para atenuar ou eliminar as tarifas ainda vigentes.
Comunicação da FIERGS




Comentários