FIERGS aponta segmentos com maior dependência dos EUA
- sinmaqsinos
- 14 de jul.
- 1 min de leitura
Pesquisa realizada pela Unidade de Estudos Econômicos e pela Gerência de Relações Internacionais e Comércio Exterior do Sistema FIERGS aponta que produtos de metal é o segmento da indústria gaúcha com maior dependência dos Estados Unidos em vendas externas. Em 2024, 46% dos embarques dessas fábricas tiveram o mercado norte-americano como destino. Em segundo lugar, aparecem minerais não metálicos, com 44,4%. Em seguida, estão máquinas e materiais elétricos (42,5%) e madeira (30,1%). No geral, os EUA receberam 11,2% das exportações da indústria da transformação do RS no ano passado.
O segmento de Couro e calçados — com elevado emprego de mão de obra —, móveis e veículos automotores também têm peso significativo de vendas para os EUA. Já a indústria de alimentos, líder nas exportações do Rio Grande do Sul, apresenta menor dependência do mercado norte-americano.
Dentro do segmento de produtos de metal, armas e munições têm 85,9% da produção exportada para os Estados Unidos. Em máquinas e materiais elétricos, a linha de transformadores e indutores registra que 79,3% de sua produção para o mercado externo é vendida para os EUA.
Comunicação da FIERGS




Comentários