Indústria brasileira exigirá 14 milhões de profissionais até 2027
- sinmaqsinos
- 15 de set.
- 1 min de leitura
A crescente digitalização da indústria e a consolidação da chamada indústria 4.0 estão acelerando a demanda por profissionais qualificados em áreas como robótica, inteligência artificial, energia renovável, automação e tecnologia da informação. De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2025-2027, elaborado pela CNI, o Brasil precisará qualificar cerca de 14 milhões de trabalhadores até 2027 para atender às transformações do setor produtivo.
A escassez de mão de obra qualificada pode impulsionar a criação de vagas com maior estabilidade e salários acima da média. Em escala global, o Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2025, do Fórum Econômico Mundial, estima a criação de 170 milhões de novos postos de trabalho até 2030, impulsionados por inovação tecnológica, transição energética, mudanças demográficas e geoeconômicas.
Para atender à demanda emergente, o SENAI tem intensificado suas ações. Segundo o gerente de Educação Profissional e Superior da instituição, Mateus Simões, a estratégia inclui identificar os setores com maior escassez de profissionais e estruturar uma oferta de cursos adequada. Entre os principais focos estão as áreas de tecnologia da informação e comunicação, alimentos e bebidas, construção civil, energia e, mais recentemente, inteligência artificial. Para esta última, o SENAI desenvolveu um programa voltado à formação de líderes e profissionais especializados na aplicação estratégica e segura de IA no setor industrial.
Jornal Panorama




Comentários