Indústria carece de mão de obra especializada
- sinmaqsinos
- 12 de ago.
- 1 min de leitura
No Brasil, um dos setores que mais sofrem com a falta da mão de obra especializada é a indústria. Faltam técnicos de nível médio e profissionais de nível superior para ocupar as vagas. O País, que fala em neoindustrilização como um dos pilares da política econômica, enfrenta o desafio de capacitar estes profissionais.
O Senai informou que vê o cenário de mão de obra como um dos principais desafios atuais da indústria. Segundo o órgão, há uma percepção crescente por parte das empresas sobre a dificuldade em contratar trabalhadores qualificados, situação que piorou desde a pandemia e ainda não retornou ao patamar anterior.
A escassez é global, mas no Brasil 80% das empresas relatam dificuldade em preencher vagas, colocando o País na 11ª posição no ranking global de escassez de talentos, como mostra a pesquisa Global Talent Shortage, do ManpowerGroup. Além disso, de acordo com o IBGE, o número de pessoas disponíveis para o trabalho formal ainda é baixo (62,4%).
De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial da CNI, o País precisará qualificar cerca de 14 milhões de profissionais até 2027, sendo 2,2 milhões de novos e 11,8 milhões que já estão no mercado.
O Dia




Comentários