Intenção de investimento das indústrias subiu
- sinmaqsinos
- há 1 hora
- 1 min de leitura
Em novembro, o índice de intenção de investimento subiu pelo segundo mês consecutivo, passando de 54,8 pontos para 55,2 pontos. No entanto, o indicador mostrou queda ao longo de 2025 e, mesmo com a alta do último bimestre, se encontra abaixo do patamar observado no fim do ano passado.
O índice de expectativa de demanda por produtos industriais recuou 1,2 ponto, de 52,5 pontos para 51,3 pontos. Trata-se do pior resultado para o mês desde 2016, revela a Sondagem Industrial, divulgada pela CNI. “A expectativa de demanda por bens industriais para os próximos meses ainda é positiva, sobretudo por causa das festas de fim de ano, mas está mais fraca do que o normal. Os empresários estão percebendo, há alguns meses, uma queda da demanda por seus produtos. Por conta disso, projetam que a esperada alta do consumo que todos os anos ocorre no período de festas será menos intensa do que a de anos anteriores”, explica o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.
Já o índice de expectativa de compra de insumos e matérias-primas passou de 51 pontos para 50 pontos. Antes, os empresários projetavam aumentar a aquisição de insumos e matérias-primas. Agora, a perspectiva é de estabilidade.
Portal da Indústria
