Ocupação de egressos do Senai-RS chega a 95,1%
- sinmaqsinos
- há 7 horas
- 1 min de leitura
A taxa de ocupação de egressos de cursos técnicos do Senai-RS no mercado de trabalho segue aumentando e está cada vez mais próxima dos 100%. É o que mostra a edição mais recente da pesquisa nacional do Sistema de Acompanhamento Permanente dos Egressos do Senai (Sapes), realizada entre 2023 e 2025. De acordo com o monitoramento, esse índice chegou a 95,1% — no painel 2022-2024, era de 94,9%.
Também foi registrado crescimento na ocupação de egressos da modalidade qualificação: o indicador alcançou 86,1% nesta edição, contra 85% do painel anterior.
Para calcular essa taxa, a Sapes utiliza as mesmas premissas da metodologia do
IBGE na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), considerando os egressos que estão ocupados e excluindo aqueles que afirmaram dar preferência apenas aos estudos e aqueles que não procuraram emprego.
Para o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, os números apresentados na pesquisa são resultado do comprometimento do Senai-RS com seus alunos e com o fortalecimento da indústria gaúcha. “Quando 95,1% dos egressos do Senai-RS encontram emprego, isso não é apenas um número: é a prova de que estamos respondendo à falta de mão de obra e qualificando uma nova geração de talentos. Reter essas pessoas no nosso estado é essencial para o futuro da indústria gaúcha, e uma prioridade da nossa gestão”, destaca.
Comunicação da FIERGS
