top of page

Programa do Sebrae ajuda empresas atingidas pelas enchentes

O Sebrae/RS vai ajudar micro e pequenos empreendimentos atingidos pela recente catástrofe climática através do programa Sebraetec Supera, que já havia operado nas enchentes de setembro e novembro do ano passado.


“Ele visa atender as empresas que foram diretamente afetadas: os microempreendedores individuais (MEIs), as micro empresas e as empresas de pequeno porte”, disse neste domingo (2) o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/RS, Luiz Carlos Bohn.


O programa foi aplicado no Vale do Taquari em 2023 e, agora, ampliado por conta do tamanho da destruição que aconteceu em boa parte do RS, afirmou Bohn.


Em média, os pequenos empreendimentos tiveram prejuízo de até R$ 50 mil. “Já temos mais de 20 mil respostas à pesquisa feita e o Sebrae/RS elaborou esse trabalho. Remanejamos nosso orçamento no Rio Grande do Sul, com liberdade do Sebrae Nacional, para dirigir todos os recursos disponíveis para esse programa”.


As empresas devem se cadastrar pelo site do programa (https://bit.ly/3Vaf27N), onde manifestam suas necessidades. “Todo o nosso pessoal do Sebrae/RS está em campo para procurar fisicamente as empresas. Muita coisa será de maneira ‘online’”, destacou Bohn.


A consultoria do Sebrae/RS reavalia a situação, faz um plano de ação de recomeço das atividades e disponibiliza recursos para os micro e pequenos empreendimentos. Os recursos serão a fundo perdido, ou seja, não reembolsáveis, o que significa que não precisarão ser devolvidos. “Não haverá nenhuma dívida”, garantiu.


Os empreendimentos beneficiados receberão avaliação e consultoria do Sebrae e reembolso de até R$ 15 mil sobre os custos com reparos, manutenção ou reposição de equipamentos e mobiliário afetados pelos alagamentos.


Jornal NH


Kommentarer


bottom of page