top of page
Buscar

Rede RS Indústria 4.0 apresenta soluções para produtividade

Na 34ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial da América Latina, que acontece até esta sexta-feira (17), no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul, nove empresas de tecnologia, reunidas pela Rede RS Indústria 4.0, apresentam soluções inovadoras para pequenas e médias indústrias.


A iniciativa, fruto da parceria de Sistema FIERGS, por meio do Senai-RS, e Sebrae-RS, busca conectar indústrias a fornecedores de tecnologia para soluções inovadoras, avaliando a maturidade digital das empresas e propondo roadmaps personalizados com ações de rápida implementação.


Entre as empresas de tecnologia, está Easypro Tech, especializada em visão computacional aplicada à indústria, com foco na cronoanálise de processos fabris em tempo real. Utilizando câmeras e inteligência artificial, a empresa transforma o físico em digital, capturando dados precisos sobre o tempo de execução de tarefas, ergonomia e métodos de trabalho.


Já a Metal Work utiliza equipamentos pneumáticos que monitoram o consumo de energia e a emissão de CO2 para melhorar os resultados operacionais. A Floki Sys traz soluções para o aumento da eficiência operacional de processos industriais a partir de uma plataforma que conecta máquinas, pessoas e processos, emitindo dados sobre o desempenho operacional que podem ser acessados em smartwatches.


Esse estande na Mercopar integra uma iniciativa chamada Demonstrador de Tecnologias da Indústria 4.0. A ação envolveu 22 indústrias gaúchas que já participaram o programa Brasil Mais Produtivo (B+P), também indutor estratégico da Rede RS Indústria 4.0. “Todas as indústrias que estão aqui vieram de uma ação do B+P. Elas foram convidadas por já terem recebido a entrega de uma equipe do Senai relacionada à manufatura enxuta ou à eficiência energética, que são duas frentes do programa”, destaca coordenador do Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica, de Caxias do Sul, Rafael Granoski.


Para realizar o diagnóstico das indústrias, foram percorridas algumas etapas prévias, como o diagnóstico de maturidade e metodologia do Senai, agendas síncronas com as empresas para coleta de dados, visitas de campo e aproximação entre fornecedores e indústrias. “Avaliamos internamente cada empresa, medindo sua maturidade em relação às tecnologias da Indústria 4.0. Identificamos as lacunas e, com base nas soluções disponíveis, elaboramos roadmaps para suprir essas demandas”, explica o coordenador do Senai.


Durante a Mercopar, as empresas participantes receberão seus diagnósticos e poderão conhecer as tecnologias disponíveis na Rede RS Indústria 4.0, com oportunidades de negócios.


Comunicação da FIERGS


Foto: Dudu Leal
Foto: Dudu Leal

 
 
 
bottom of page