Sistema FIERGS celebra recursos do Plano de Mineração
- sinmaqsinos
- há 1 hora
- 1 min de leitura
A Câmara Técnica do Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema), ligada ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), aprovou nesta terça-feira (14) a destinação de recursos para a elaboração do Plano Estadual de Mineração do Rio Grande do Sul. O investimento previsto é de R$ 2,5 milhões, em um projeto com duração estimada de 20 meses.
A elaboração do Plano Estadual de Mineração é um dos principais pleitos do Comitê da Indústria Mineral (Comin) da FIERGS ao governo do estado, tendo em vista promover a valorização do patrimônio mineral gaúcho para impulsionar o desenvolvimento econômico e sustentável do estado.
Para Eduardo Machado, coordenador do Comin, o avanço representa um marco para o setor. “A estruturação do Plano Estadual de Mineração representa um passo essencial para que o amplo potencial mineral do estado se traduza em crescimento sustentável, geração de empregos, arrecadação e competitividade, a partir de uma visão sistêmica e integrada. O solo do Rio Grande do Sul guarda respostas para crises que tratamos apenas na superfície”, afirma.
O Plano Estadual de Mineração será um instrumento fundamental para consolidar dados e orientar o aproveitamento dos recursos minerais de forma estratégica, integrada à política industrial, à transição energética e ao aumento da competitividade econômica do estado.
Com a aprovação, o tema segue agora para a tramitação interna na Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), etapa necessária para a liberação dos recursos e posterior contratação do projeto.
Comunicação da FIERGS




Comentários